terça-feira, 23 de novembro de 2010

Novo modelo de embarque será acionado amanhã na Praça Ary Coelho


Uma das principais metas a ser alcançada pelo serviço de transporte coletivo é a redução do tempo de viagem das linhas que, diariamente, possibilitam o deslocamento de milhares de passageiros. Com vistas ao alcance deste objetivo, nesta quarta-feira (24.11), às 9:00 horas, as empresas concessionárias do setor colocam em funcionamento, na Praça Ary Coelho, um novo sistema de embarque nos ônibus. A iniciativa é baseada em uma experiência chilena. O prefeito Nelson Trad Filho e o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Rudel Trindade Júnior irão acompanhar o lançamento da medida.

Como projeto piloto, a Assetur (Associação da Empresas Concessionárias do Transporte Coletivo) instalou uma catraca no ponto existente na rua XV de Novembro, na Praça Ary Coelho. Por meio dela, os passageiros anteciparão o pagamento da tarifa, fazendo com que o embarque seja agilizado no momento em que os ônibus estacionarem no local. “Mesmo com cartão, sempre há uma certa demora no embarque, principalmente nos ônibus articulados”, observou Rudel Trindade Júnior.

Segundo o diretor presidente da Agetran, se a iniciativa for bem sucedida, os outros três lados da Praça Ary Coelho (ruas 14 de Julho e 13 de Maio e avenida Afonso Pena) também terão o mesmo sistema de embarque. Atualmente, 18 linhas passam pela praça, quatro delas na rua XV de Novembro: 061 (Moreninhas/Shopping); 065 (Guaicurus/centro); 080 (Gal. Osório/Aero Rancho) e 088 (Guaricurus/Shopping).

O equipamento – agora pela manhã, funcionários da Assetur trabalhavam na instalação da nova catraca, instalada num pequeno cercado que dará acesso ao ônibus que parar no ponto. Segundo a assessoria da entidade, dois monitores serão responsáveis pelo atendimento aos usuários do transporte coletivo. “Com cada vez mais veículos nas ruas e um trânsito complicado, acreditamos que, pelo menos nos horários de pico, esta medida possa agilizar o embarque dos passageiros”, prevê Rudel Júnior.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário