terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Obra inaugurada libera tráfego na Avenida Ceará





O prefeito Nelson Trad Filho inaugurou oficialmente na manhã deste sábado (04.12) a liberação do tráfego pela Rua Ceará, interditada desde o final de fevereiro deste ano por conta das obras de recuperação de danos causados por temporal que acometeu a cidade no dia 27 de fevereiro. O trecho da Rua Ceará com a avenida Ricardo Brandão foi completamente reconstruído. Foram construídas novas galerias pluviais, quatro alças de acesso, além de pavimentação asfáltica e drenagem no entorno do local. Com todas as benfeitorias executadas, o local irá suportar um volume de 100 mil metros cúbicos de água por minuto, o que garante a prevenção contra possíveis enchentes e outros danos a região.

Em seu discurso, o prefeito Nelsinho agradeceu a todos os colaboradores da realização da obra e salientou as melhorias promovidas no local. “Estamos com a alma lavada de poder entregar a primeira etapa desta obra e liberação do tráfego na região. Tivemos a informação que o temporal que acometeu Campo Grande em fevereiro teve uma nuvem de 86 km de extensão e 80 cm de espessura, danificando não só o viaduto como toda a estrutura do entorno. Tivemos a grande apoio da bancada federal em buscar recursos para esta recuperação, além do Governo e órgãos como Defesa Civil, que foram fundamentais neste trabalho”, disse Nelsinho.

O recurso utilizado para a região veio da Secretaria Nacional da Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, que autorizou R$ 20 milhões para realização de obras emergências contra as chuvas ocorridas em vários Estados brasileiros no mesmo período. Desde que a pavimentação ficou pronta, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) deu início a implantação de sinalização no local, tanto horizontal quanto vertical. De todo o projeto, somente a finalização da última alça que dá acesso a avenida Ricardo Brandão ainda não estará liberada. A previsão é de que esteja pronta até o dia 20 de dezembro.

“A última alça tem especificidade do solo grampeado, que consiste na injeção de concreto que impede que o talude venha a desmoronar. A catástrofe sofrida pela Ceará com Ricardo Brandão acabou por se transformar em melhoria para a cidade. Este trecho ganhou quatro alças de acesso, sendo que o Condomínio Cachoeirinha recebeu proteção com o muro de arrimo, isolamento dos ruídos e calçada para acesso”, completa o prefeito.

Além da galeria que sustenta o fluxo de águas da Rua Ceará com Avenida Ricardo Brandão, a Prefeitura Municipal construiu outros dois sistemas de galerias: no Shopping Campo Grande (ainda em obras) e no cruzamento da Avenida Mato Grosso com Via Parque, cujo tráfego foi inaugurado ontem. As novas galerias vão manter o escoamento das águas pluviais seguro e melhorias diversas vão ser oferecidas pela população nas regiões afetadas, desde pavimentação à novas estruturações logísticas do trânsito.

As obras na Avenida Mato Grosso com Via Parque e no Shopping Campo Grande devem continuar. Na Mato Grosso a galeria será finalizada até o término de 2010 e no Shopping Campo Grande as obras devem ser terminadas em março do ano que vem, caso o fluxo de chuvas colabore.







Fonte: http://capital.ms.gov.br/cgnoticias/noticiaCompleta?id_not=10035

Nenhum comentário:

Postar um comentário